PROJETO- Canal do Sertão

O Canal do Sertão é a maior e mais moderna obra de infraestrutura hídrica do Estado, que visa a atender a população que mais sofre com o fenômeno da seca no semiárido alagoano, bem como promover a melhoria na produtividade agrícola da região por meio da irrigação.

Informações Preliminares

O Canal do Sertão Alagoano foi concebido para beneficiar a região do semiárido alagoano por meio da irrigação.

O projeto busca a celebração de parceria com o setor privado para operação, conservação e manutenção do Canal, bem como para exploração de seus usos, com vistas ao desenvolvimento de atividades produtivas e industriais.

O Canal do Sertão, com extensão projetada de 250 km, começa no município de Delmiro Gouveia e está previsto para terminar no município de Arapiraca. Até o km 123 é dividido em 4 trechos, separados por comportas: o Trecho I (0 – 45Km), foi concluído em 2013; o Trecho II (45 – 64 Km), concluído em 2013; o Trecho III (64 – 93 Km), inaugurado em 2015; e o Trecho IV (93 – 123 Km) está em construção.

Após a construção dos trechos restantes, totalizando 250 km, o projeto atenderá a região do Semiárido alagoano, que possui uma área de aproximadamente 12.600 km², representando 1,28% da área total do Semiárido brasileiro e uma população de quase 1 milhão de habitantes, que corresponde a quase 30% da população total do Estado.

Os últimos 100 Km do projeto corresponderão ao atendimento de 70% da área total irrigável contemplada por todo o Canal do Sertão.

Modalidade de Contratação

Em estudo.

Referências implementadas

A. Transposição do Rio São Francisco.

Apresentação Institucional-
Canal do Sertão

Documentos referentes ao Edital

Em Construção.