PROJETO- Aeroporto Maragogi

Maragogi é o segundo destino turístico mais procurado de Alagoas e um dos mais procurados do Nordeste. Faz parte da região conhecida como Costa dos Corais, que compreende, além de Maragogi, os municípios de Barra de Santo Antônio, Japaratinga, Paripueira, Passo de Camaragibe, Porto de Pedras e São Miguel dos Milagres.

Possui localização estratégica entre outros dois destinos populares dos turistas: Recife e Maceió. Além disso, localiza-se a menos de 100 km de distância do Porto de Suape, em Pernambuco.

O projeto se justifica pelo aprimoramento da logística da região, promovendo o turismo e o desenvolvimento econômico local.

Informações Preliminares

O Aeroporto de Maragogi apresentará as seguintes características técnicas:

• Pista de pouso e decolagem de 20m de largura e 2.200m de comprimento, a fim de suportar operações de aeronaves até no padrão Airbus A319 com 90% de seu Peso Máximo de Decolagem;

• Pátio de Aeronaves previsto para até 4 posições com pushback, sendo 2 posições para aeronaves padrão ATR-42-300 e 2 posições para aeronaves padrão Airbus A319;

• Terminal de Passageiros de mais de 1.000m² com capacidade de atender 80 passageiros/hora-pico;

• Área total demandada segundo os estudos atuais: 1.708.577m².

A demanda esperada para o aeroporto é de 80 passageiros/hora-pico, a ser alcançada no ano de 2025. Prevê-se ainda a possibilidade de operação de um terminal de transporte de cargas para atendimento da demanda oriunda do Porto de Suape. O início das obras está previsto para 2020 com término em 2022.

Modalidade de Contratação

Em estudo. Licitação da obra nos moldes da Lei Federal n° 8.666 e posterior concessão da operação (concessão comum ou PPP).

Referências implementadas

A. Projeto novo Aeroporto de Porto Seguro (BA).

Apresentação Institucional- Aeroporto de Maragogi

Documentos referentes ao Edital

Em Construção.